Cerveja em lata ou em garrafa?

Cerveja em lata ou em garrafa?

Alguns dizem que nas latas é possível sentir um ligeiro “gosto” metálico mesmo com a fina película de plástico no interior do recipiente, o que já não acontece nas garrafas de vidro. Mas na verdade a sensação do gosto metálico provém do cheiro da lata que quando despejado no copo desaparece.

Os deferensores das latas alegam que elas bloqueiam toda a luz e oferecem um ambiente hermeticamente fechado apesar de as garrafas quando escuras oferecerem a mesma proteção da claridade.

O que realmente diferencia os 2 tipos de embalagem é a experiência na hora de beber o líquido, afinal gosto é uma combinação de sabor, aroma e textura. Quando você bebe direto da garrafa ou lata a bebida não é exposta ao ar e a experiência não é completa: você não consegue apreciar completamente o cheiro e o gosto, que também é afetado pela falta de espuma.

O jornal The Huffington Post realizou um teste cego com as cervejas de latas e garrafas servidas em copos, foram 25 pessoas que provaram 4 diferentes marcas de cerveja (Budweiser, Sapporo, Sierra Nevada e Heineken) . Os resultados foram bastante surpreendentes: 75% dos provadores preferiram cerveja em lata!

Outro resultado interessante: apenas 54% identificaram corretamente a cerveja em lata. Isso mostra que é mais difícil detectar a origem, ao contrario que muitos pensam.

Para a produção,  a principal razão para cervejeiros artesanais preferirem garrafas é financeira.Operações para enlatar cerveja são mais caras e os lotes mínimo para encomendas são enormes.Além disso como a maioria das boas cervejas é fabricada por pequenas empresas, garrafas se tornaram um símbolo de uma boa cerveja artesanal.

No entanto,  o mercado está mudando, latas são mais leves, mais compactas, empilháveis  e os custos de transporte são muito mais baixos.

A cervejaria Samuel Adams gastou mais de um milhão de dólares para criar uma nova lata para melhorar a experiência da degustação para os amantes da cerveja artesanal. A abertura da lata é maior e localizada ligeiramente mais ao centro da lata, a afastada dos lábios e a aproximação do nariz; naturalmente abre a boca permitindo um maior fluxo de ar e posiciona o nariz mais próximo do bebedouro para sentir os aromas de lúpulo.

 

Fonte: http://cervejaartesanal.blogspot.com.br/2014/12/cerveja-em-lata-ou-em-garrafa-o-que.html

Comentários

comentários

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *