Happy Hour com cerveja ajuda a combater estresse

Happy Hour com cerveja ajuda a combater estresse

“À noite volto pro lar
Pra tomar banho e jantar
Só tomo uma no bar
Bastou.”
(Trecho de “Não sou mais disso”, samba de Jorge Aragão)

A receita da sabedoria popular, imortalizada na letra do samba, de aliviar as tensões de um dia atribulado de trabalho jogando conversa fora com os amigos e tomando uma cervejinha após o expediente agora está comprovada por estudos científicos.

Pesquisadores da Universidade do Desenvolvimento do Chile e da Universidade de Montreal desenvolveram duas diferentes pesquisas que comprovam que o consumo moderado de cerveja diminui o estresse e ainda melhora o desempenho do metabolismo em dietas ricas em gordura.

O estudo chileno concluiu, após três meses e meio de pesquisa em laboratório, que cobaias que tomaram quantidades de cerveja de acordo com os padrões de consumo responsável foram menos afetadas pelo estresse e tiveram melhor nível de metabolização de carboidratos em comparação com as que não ingeriram a bebida.

Segundo a autora do estudo, Paullete Cognet, as diferenças são estatisticamente relevantes. Resultados semelhantes foram obtidos com diversos tipos diferentes de cobaias, atestando a validade do estudo.

Já os cientistas canadenses buscavam estabelecer a relação entre as pressões no ambiente de trabalho, o consumo de álcool e o bem estar psicológico. A pesquisa foi baseada em entrevistas sobre o cotidiano de trabalho e os hábitos de consumo alcoólico de diversos trabalhadores, com média de idade de 37 anos. A partir das respostas colhidas, os pesquisadores concluíram que consumidores moderados de álcool sofrem menos com a pressão do trabalho e, como consequência, apresentam menos sintomas de estresse. A taxa de estresse dos bebedores comedidos foi 25% mais baixa que a apresentada pelos abstêmios. Já os que bebem em excesso, apresentam 75% mais estresse relativo ao trabalho do que aqueles que o fazem moderadamente.

Conclusão geral: nada melhor que uma boa cervejinha depois do expediente. Uma só, hein. Como na música. Está bem, até duas pode ser também. E você, o que vai fazer depois do trabalho?

Fonte: http://heinekenbrasil.com.br/?Curiosidades-happy-hour-com-cerveja-ajuda-a-combater-estresse#sthash.59Qa6xwE.dpuf

Comentários

comentários

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *