Cerveja Puro Malte Forte

Red Rebel

American Pale Ale Brasileira

A REBELAÇÃO!

RED REBEL continuará a saga do nosso primeiro rótulo, o REDNECK. A mudança é devida a questões regulatórias que se fez necessária no início de 2016. Mesmo assim, RED representa ainda de certa maneira o nosso personagem REDNECK e REBEL representa o nosso sentimento com relação a forma em que este episódio se passou.

O REDNECK

Tipo social pertencente ao imaginário norte americano desde finais do século XIX e inicio do século XX, a figura do “redneck” remete à vida no campo ao sul dos Estados Unidos. O termo nasce como alcunha para o homem branco, de baixa renda, que trabalha na terra, na lavoura. E seria precisamente pelo exercício de atividades rurais, realizadas debaixo de sol, que a denominação “redneck” teria surgido: em inglês “redneck” significa “pescoço vermelho”.
O termo é controverso. A região sul do território estadunidense possui um passado marcado por tensões em diversos níveis e, assim, a expressão pode implicar questões relativas a uma classe de trabalhadores rurais, brancos e pobres, remeter a um conservadorismo político sulista e também a tensões que decorrem da dificuldade em tratar o tema da multiculturalidade, principalmente no que diz respeito à população afro americana.
Entretanto atualmente, muitos sulistas têm reivindicado a expressão “redneck” como instrumento de afirmação de uma identidade regional. Esvaziando seu conteúdo polêmico, ela passa a ser utilizada a partir de uma perspectiva positiva. E mais, todo um estilo de vida e códigos de conduta são, muitas vezes, afetuosamente abordados em tom de brincadeira e bom humor. O sotaque divertido, o modo particular de vestir, a peculiaridade dos cortes de cabelo, o gosto musical, entre outros, são frequentemente tratados de forma entretida pela sociedade norte americana. Foi essa a visão que inspirou a criação do personagem representante da nossa cerveja de estreia e que levou a Cervejaria Jokers a batizar sua American Pale Ale como “Redneck”.

MUDAMOS O NOME, MAS NÃO MUDAMOS A ESSÊNCIA NEM O NOSSO REPRESENTANTE, A NOSSA AMERICAN PALE ALE CONTINUA DENTRO DO NOSSO ESTILO E PROPÓSITO ORIGINAL, POR ISSO, STILL! GO FOR THE UGLY EARLY AND YOU´LL NEVER GO HOME ALONE! JOKE YOUR MIND!

AMERICAN PALE ALE

O estilo American Pale Ale nasceu no estado norte-americano da Califórnia, entre as décadas de 1970 e 1980. Foi por esta época que se assistiu à retomada da produção de cervejas artesanais no país, depois de anos de recesso em função da lei seca que vigorou ao longo da década de 1920 e princípio da década de 1930. Como resultado, o número de cervejarias reduziu drasticamente. Se antes da lei seca, por volta de 1870 os norte americanos contavam com cerca de 2700 cervejarias, em 1970 eram apenas 40. A qualidade da cerveja também sofreu com as restrições impostas e a variedade de estilos produzidos passou a ser diminuta e sem sabor. Felizmente, a retomada do interesse por cervejas mais elaboradas trouxe novamente uma produção voltada à qualidade, a variedade de estilos e sabores e a experiências sensoriais inesquecíveis. A cerveja vem se transformando, desde então, numa experiência cultural.

A American Pale Ale teve sua inspiração nas Ale inglesas. Os altos custos de importação dos maltes e lúpulos ingleses levaram os cervejeiros americanos a buscar os melhores insumos locais e do resultado dessa busca surgiu a Ale americana. Refrescante e lupulada, esta cerveja se diferencia das Ale inglesas principalmente em razão das características conferidas pelos lúpulos americanos, em geral mais cítricos. Em relação à cor, a American Pale Ale apresenta tons dourados chegando a um âmbar intenso e por vezes pode se apresentar levemente turva. Seus atributos conferiram ao estilo personalidade e em pouco tempo a American Pale Ale se popularizou e passou a ser apreciada além das fronteiras estadunidenses. Inspirada neste estilo e seguindo o as características clássicas, a Cervejaria Jokers criou a Redneck.

Long Neck - Jokers - Red Rebel

De acordo com a BJCP®, a Redneck está enquadrada nas características da American Pale Ale conforme o gráfico.

AMARGOR: 36 IBUs
TEOR ALCOÓLICO: 5.8%
COLORAÇÃO: 7.7 SRM
DENSIDADE ORIGINAL: 1.058

Detalhes

O objetivo da Cervejaria Jokers é oferecer a experiência da apreciação de uma cerveja saborosa e agradável de beber.

A Redneck foi criada com base nas características e parâmetros do estilo American Pale Ale clássico, com sabores de malte brandos, com o lúpulo um pouco mais pronunciado e leves sabores e aromas dos produtos da fermentação.

Sem extremos, esta cerveja proporciona a percepção de cada um destes ingredientes.

PROVOQUE SEUS SENTIDOS!

JOKE YOUR MIND!

A Redneck apresenta suas características em função dos ingredientes utilizados – maltes nacionais e americanos, lúpulos americanos e levedura Ale do estilo clássico americano.

Os maltes geram a cor e o corpo, e o processo adotado propicia um paladar quase seco. O lúpulo Centennial fornece um amargor resinoso sutil enquanto que o lúpulo Cascade contribui com o aroma cítrico proveniente do dry-hopping feito no tanque. Na escala internacional de amargor, a Redneck está graduada em 36 IBU’s. A sensação no paladar é de corpo médio e o teor alcoólico é de 5,8%.

Para que todos os sabores sejam bem apreciados, sugerimos que a Redneck seja servida em copo estilo caldereta a temperatura entre 4 e 6 graus Celsius.

A harmonização da Redneck com um suculento hamburguer é perfeita.

Acompanhando uma costela bovina, o amargor do lúpulo atravessa o gosto marcante da carne e do sal, e a carbonatação leva a gordura preparando seu paladar para aproveitar em total plenitude o próximo pedaço!

Também harmoniza muito bem no churrasco brasileiro, nachos, fajitas, kebab e lasanha à bolognesa.